Estratégia de Marketing Empresarial


O que é e quem precisa de um?

O termo “estratégia de marketing de negócios” pode soar como esotérico ou estratosférico, então vamos tirar o mistério disso para que você possa elaborar e implementar sua própria estratégia de marketing de negócios que se encaixe no seu plano de pequenas empresas.

Estratégia vem da palavra grega “stratagein” que significa “ser um general”. Pense em uma estratégia como um plano geral de ação necessário para vencer uma guerra. As ações menores e detalhadas são chamadas de táticas. Você pode ter planos táticos que o ajudam a alcançar seu plano de marketing estratégico ou estratégia geral de marketing de negócios. Isso é bastante simples, não é?

Uma estratégia de marketing de negócios ou plano de marketing estratégico é um plano geral de ações de marketing que você pretende realizar para atingir uma meta específica para sua empresa.

Comece com uma meta: US$ 2 milhões em vendas este ano; expandir para novas instalações até uma determinada data; dobrar o tamanho da empresa em 2 anos… seja qual for o objetivo. Algo realista, mas desafiador. Essa é a "guerra" que você quer vencer. Adivinha quem é o general.

Em seguida, elabore um plano geral simples das principais etapas de marketing necessárias para realizar isso (por exemplo):

1. Publique um boletim informativo para todos os clientes existentes e envie-os trimestralmente.

2. Elaborar 4 ofertas especiais no ano e promovê-las a todos os nossos clientes.

3. Configure as compras on-line e expanda o site.

4. Campanha de mala direta promovendo o site para todos os clientes.

5. Obter listas de correspondência de (mercados-alvo) e fazer uma série de 3 correspondências de cartões postais para eles e acompanhar e fechar todos os leads.

6. Etc.

Você entendeu a ideia. Não apresse isso. Faça sua lição de casa. O que funcionou no passado? Leia sobre campanhas de marketing bem-sucedidas.

Sua estratégia de marketing de negócios precisa ser definida na sequência correta e você deve ter uma ideia do orçamento ao escrevê-la. “Executar uma série de anúncios de TV de 30 segundos durante o Superbowl” pode parecer uma boa coisa a se fazer, mas você pode pagar? Por outro lado, quando você constrói sua estratégia de marketing de negócios, não deve tentar cortar custos. Se você não promover muito, não importa quão bom seja seu produto ou serviço, ninguém saberá sobre isso e você vai quebrar.

O que realmente funciona quando se trata de marketing?

Muitos empresários não têm uma resposta suficientemente boa para esta importante questão. Aprendi por uma combinação de estudo e tentativa e erro.

A partir de minha própria experiência duramente conquistada, descobri que uma campanha de marketing real levará em consideração pelo menos os sete pontos descritos abaixo:

1. Segmente seu mercado

Seu marketing produzirá os melhores resultados pelo menor custo quando você segmentar clientes em potencial com a maior necessidade do que você oferece.

Identifique as melhores pessoas para quem enviar seus cartões postais. Projete seus cartões postais para apelar à sua maior necessidade.

Se você conseguir dividir seu mercado-alvo em submercados, poderá escrever cartões postais que atendam especificamente às necessidades dessas pessoas (um exemplo é dividir sua própria lista de clientes em clientes que compram com mais frequência, clientes que gastam mais dinheiro com você, clientes que são seus clientes há mais tempo e, em seguida, fazendo ofertas especiais com base na categoria em que se encaixam).

2. Crie um USP para o seu negócio

USP significa "Proposição de Venda Única".

É uma declaração do que é diferente sobre sua empresa e seus produtos. Seu USP fornece o motivo pelo qual as pessoas devem fazer negócios com você. Amplia o benefício de fazer negócios com você e sua empresa. Meu USP é PERITOS EM MARKETING DE CARTÃO POSTAL.

Crie seu próprio USP e coloque-o em todos os seus materiais promocionais, faturas, etiquetas de envio etc.

Use seu USP para comunicar o benefício de fazer negócios com você e por que você é melhor do que qualquer um de seus concorrentes.

3. Sempre faça uma oferta

Certifique-se de pedir a seus clientes potenciais e clientes que façam algo quando receberem seu cartão postal. Ao oferecer a eles algo que você sabe que eles provavelmente vão querer e dando a eles um caminho tranquilo para responder, você está tornando mais fácil e desejável para eles responderem.

4. Crie e mantenha um banco de dados das informações do cliente que você coleta das respostas às suas correspondências

A maioria das pessoas que recebe um cartão postal seu não entrará em contato com você na primeira vez que receber um.

Mas assim que eles entrarem em contato com você, você deve criar e manter um banco de dados que permita contatá-los repetidamente com ofertas para responder.

Cinquenta por cento ou mais das vendas de muitas empresas são resultado do acompanhamento de pessoas que foram contatadas anteriormente, mas não compraram imediatamente.

Sem brincadeira, o contato repetido impulsiona as vendas. As correspondências únicas podem obter resposta, mas são obrigadas a deixar as vendas na mesa. Essas vendas podem ser apanhadas com correspondências repetidas.

5. Elimine o medo da perda

As pessoas não querem ser enganadas, pura e simplesmente. Infelizmente, a confiança não é alta hoje entre clientes e empresas em geral. As pessoas ficaram desapontadas muitas vezes