2 pequenas palavras que funcionam como mágica de marketing

Em seu clássico best-seller, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, o segundo capítulo de Dale Carnegie é intitulado O Grande Segredo de Lidar com Pessoas. O segredo está resumido neste princípio: dê uma apreciação honesta e sincera.

Carnegie disse que só há uma maneira de conseguir que alguém faça alguma coisa – fazendo com que a pessoa queira fazê-lo. Como você pode incentivar os clientes a dizer coisas boas sobre você e dar-lhe referências? Dando-lhes o que eles e todos os seres humanos desejam: apreciação honesta e sincera.

As duas palavras mágicas

O grande segredo de lidar com pessoas (ou clientes) é muitas vezes esquecido ou esquecido. É simplesmente dizer "obrigado" de forma consistente, pessoal e, acima de tudo, com sinceridade. Essas duas palavras funcionam como mágica de marketing porque os clientes querem se sentir importantes.

Dizer "obrigado" é um ato de bondade, além disso. Mas não diga "obrigado" por bajulação. Deve ser sincero. Como Ralph Waldo Emerson disse uma vez: "Você nunca pode dizer nada além do que você é".

"Obrigado" Promove Referências

A incerteza das referências pode ser desconcertante. Você pode controlá-los? Não. Você pode influenciá-los? Absolutamente.

Primeiro você deve fornecer um produto ou serviço valioso para os clientes. (Você já está fazendo isso, certo?) Mas talvez você possa fazer uma diferença ainda maior nas mentes deles por seu interesse contínuo depois de entregar o produto ou serviço.

Cada cliente tem um nível diferente de satisfação com seus produtos e serviços. No entanto, todos os clientes a quem você diz "obrigado" estão satisfeitos por serem importantes para você. Isso pode determinar se você continuará um relacionamento com eles e obterá referências.

"Obrigado" como mala direta ou e-mail

Se você nunca usou mala direta e está considerando isso, inicie um programa de correspondência de agradecimento. Se você já usou mala direta ou e-mail, mas não enviou cartas ou e-mails de agradecimento, comece agora.

A carta de agradecimento ou e-mail para seus clientes é direcionada (você os conhece, eles conhecem você), pessoal e eficaz. É garantido para receber uma resposta positiva.

Além disso, é uma surpresa agradável se for correio tradicional. Eles vêem o seu envelope. Eles pensam, isso deve ser algo para eu revisar, assinar, ou pior, um projeto de lei. Surpresa! Eles são apreciados; eles são importantes. E você é quem está dizendo isso a eles.

Escreva uma carta de agradecimento ou e-mail em todas as oportunidades. Mas não envie um com uma fatura ou outra correspondência. Envie sempre separadamente.

Escrevendo a carta ou e-mail de agradecimento

O pensamento por trás de uma carta ou e-mail de agradecimento pode parecer simples, mas escrever um pode ser complicado. Aqui estão 9 dicas para escrever uma carta ou e-mail de agradecimento vencedor:

1. Seja breve. Meia dúzia de linhas (ou menos) são suficientes.

2. Faça-o sincero. Isso é crucial. Se você não for cuidadoso, pode parecer estranho, mesmo quando você está tentando ser sincero.

3. Comece com "obrigado". Prezada Sra. Johnson (ou primeiro nome, se for o caso): Obrigado por...

4. Faça o tom quente, mas profissional. Seja amigável, mas mantenha-o profissional.

5. Reforce um positivo. Jog sua memória de um aspecto positivo do relacionamento.

6. Ofereça seu apoio contínuo. Se eu puder ajudar, por favor, ligue...

7. Termine com "obrigado". Obrigado novamente por...

8. Use um fechamento apropriado. Atenciosamente, Atenciosamente.

9. Sem segundas intenções. Faça disso um puro "obrigado", caso contrário a sinceridade será prejudicada.

Lembre-se: dizer "obrigado" faz parte da construção de relacionamentos fortes com os clientes ao longo do tempo. Use essas duas palavras mágicas de forma consistente e veja seus negócios repetidos e referências crescerem.